Mas quem foi ele? Robert foi a primeiro pessoa a pilotar a Tz.A história é essa:
Roberts ganhou o campeonato de 1973 e '74 da AMA Grand National Championships Dirt Track com outra moto,uma yamaha 2 cilindros.
Inicialmente a Tz surgiu com um motor de 700cc,nada menos doque 2 motores de 350 acoplados.
- 2 tempos
- Motor 4 cilindros.
- Projetada em um quadro Dirt-Track.
- Pneus Good-Year especiais.
- Motor de 90 saltou para 110Hp.
Apesar de tudo, admite que manter a moto na pista levou cada bocado de habilidade que ele possuía. De alguma forma, Roberts começou a corrida de estréia com a TZ um pouco atrás, e nos últimos metros da corrida passou o trio da Harley á caminho da vitória.Foi uma estréia espetacular e a partir dai foram só vitórias.
Apesar disso os engenheiros da yamaha ainda não contentes, re-lançaram no final do ano a Tz750 versão OW31,com algumas melhorias:
- Quadro da Yzr500. - Suspensão monochoque.
- Utilização de materiais nobres como magnésio e titânio
- Abaixou-se o peso de 160 kg para 136 kg.
- A potência agora era de 115Hp.
A supremacia era tanta que as outras fábricas se retiraram do circuito.
De longe até lembra uma Rd350..
No final da temporada, a AMA escreveu novas regras de segurança que proíba tais máquinas no futuro.
Eventualmente, esta moto incrível chegou às mãos do historiador Steve Wright. Foi anteriormente em exposição no Hall da Fama do Museu de Motos na AMA sede em Columbus, Ohio.
Portanto, a máquina TZ700/750 de relativamente baixa tecnologia, funcionou bem de fato, pois acabou por funcionar melhor do que os engenheiros da equipe Yamaha racing poderiam ter sonhado que era possível, criar um modelo para uma nova geração. Era uma moto grande, rápida e assustadora.
Escapes da primeira versão da Tz
Mas a grande TZ provou ser o supra-sumo de corridas de SuperBikes da época. Sim, a TZ750 foi brutal, um pouco crua na engenharia,um pouco difícil de se lidar em curvas apertadas... Mas continuou ganhando títulos após sua primeira aparição.